segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Lançamento das atividades de colaboração




Após seis meses de conhecimento da realidade da escola, locus de atuação do projeto “A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS NUMA ESCOLA REGULAR DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE AMARGOSA-BA: UMA PERSPECTIVA COLABORATIVA”, foi realizada no dia 06 de outubro de 2010, no auditório do Colégio Pedro Calmon em Amargosa-BA, a abertura das atividades de colaboração deste projeto. Neste segundo momento, todos os atores da comunidade escolar (Equipe Gestora, Professores, Alunos, Funcionários e Pais) serão envolvidos para que, colaborativamente, sejam construídas práticas inclusivas na escola. Para o desenvolvimento deste trabalho são realizados grupos de estudos com os diferentes atores, abordando vários temas relacionados a inclusão.Na atividade de abertura estavam presente responsáveis pelo projeto (professores e estudantes da UFRB) comunidade escolar (Gestores, Funcionários, Pais e Estudantes) e ainda o Secretário de Educação do Município de Amargosa.   

Professor Irenilson, Professora Emanuelle, Professora Márcia  e professora  Susana 
  

Apresentação das bolsistas: Andrelândia, Ana Paula, Dilma e Lucinéia 


Comunidade escolar, Secretário de Educação e alunos da UFRB 

sábado, 11 de dezembro de 2010

O primeiro momento do Projeto

No momento inicial do projeto “A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS NUMA ESCOLA REGULAR DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE AMARGOSA-BA: UMA PERSPECTIVA COLABORATIVA”  foram feitas observações  na escola lócus do projeto para que fossem levados os saberes e praticas de inclusão que estavam sendo desenvolvidos. Em seguida foram feitas entrevistas e grupos focais com todos os atores da escola (Funcionários, Equipe Gestora, Professores, Pais e Estudantes)
O grupo focal com os pais foi realizado no dia 02 de setembro de 2010. Foi um momento muito rico, pois foram levantados vários temas relacionados a concepção de deficiência, respeito e aceitação das diferenças. Neste momento os pais se sentiram muito a vontade para se colocar e dialogar com a equipe do projeto, colocando seus anseios e duvidas. Durante o momento de colaboração, o trabalho com os pais está sendo coordenado pelas Profª. Drª. Thereza Bastos e pela Profª. Dra. Fabiana. Estas docentes contam com o apoio da bolsista de Pedagogia Jamime (PPQ/PROPAAE) e de estudantes do curso de Licenciatura em Química da UFRB.